Quando você não está acostumado a trabalhar em casa, as distrações podem causar falta de foco, procrastinação e menor produtividade.
Durante o surto de COVID-19, muitas empresas estão sugerindo – até exigindo – que mais funcionários trabalhem em casa.
O mundo esta na torcida para sair desta pandemia, mas o Home Office veio para ficar!
Trabalhar em casa pode ser uma função solitária nesta era de distanciamento social, mas não precisa ser!
Para aqueles que não estão acostumados a trabalhar em casa ou que não têm um posto de trabalho organizado, as distrações podem atrapalhar sua produtividade.
Afinal, você está no seu espaço pessoal, não no seu ambiente profissional habitual.
É preciso lavar a roupa, lavar a louça e limpar a casa… ufa!!!
Além disso, talvez você queira ver a maratonar um seriado no NETFLIX.
Seu animal de estimação precisa dar um passeio ou você quer se aconchegar com ele.
Os casados tiveram momentos de surto, você pode se irritar com o barulho no comodo ao lado fazendo com que você continue perdendo sua linha de pensamento.
Outro cenário bastante comum é você esquecer do relógio e utilizar as 24 horas do dia, sete dias por semana, encontrando um trabalho extra.
Dicas de produtividade para trabalhar em casa
Se você não está acostumado a trabalhar em casa, pode levar algum tempo para se acostumar com novos desafios que você pode não ter no escritório.
É importante ter um cronograma definido e cumpri-lo.
Evite dormir ou tomar o café da manhã durante o horário de trabalho, como se estivesse dirigindo pela cidade até seu escritório, embora o novo ambiente de trabalho está na sala ao lado.
Você pode pensar que aumentar o som e colocar a sua musica preferida é uma boa alternativa e a mais produtiva para trabalhar.
Barulhos altos podem ser a pior coisa para você manter o foco e fazer o trabalho.
Todo mundo é diferente.
Tenho que confessar que tenho uma “trilha sonora” para trabalho… músicas bem leves, bossa nova e deixo de lado as rádios de notícia por um momento.
Algumas pessoas trabalham melhor na desordem, enquanto outras não conseguem se concentrar, a menos que seu espaço de trabalho esteja arrumado.
Independentemente do seu estilo pessoal, aqui estão algumas dicas para facilitar o ajuste à sua nova situação durante o surto de coronavírus:
– Limite seu espaço de trabalho a uma área específica da sua casa, para que seu trabalho não se intrometa na vida de outros membros da família e você possa se concentrar.
– Tenha um espaço que você designe como sua estação de trabalho em vez de verificar e-mails, mensagens de voz ou mensagens de texto na frente da TV ou espalhar o trabalho na mesa da cozinha.
– Faça do seu espaço uma zona tranquila e tranquila, onde você pode se concentrar.
– Se você não tiver uma sala separada, encontre uma área com fluxo mínimo de tráfego ou um canto de uma sala fora da área principal.
– Bloqueie o latido do vizinho, o excesso de ruído dos membros da família ou o tráfego ambiente com fones de ouvido com cancelamento de ruído ou fones de ouvido.
– Crie limites para que você não se lembre constantemente das tentações ao seu redor (um bolo de chocolate na geladeira) ou de tarefas pessoais inacabadas – como lavar a roupa, aspirar ou organizar sua prateleira de especiarias – que de outra forma poderiam comprometer sua produtividade.E complete essas atividades pessoais fora do horário de trabalho, como faria normalmente.
Após um dia de trabalho razoável, guarde seus dispositivos eletrônicos e ferramentas de trabalho, da mesma forma que armazenaria ferramentas de carpintaria depois de construir prateleiras ou ingredientes de panificação depois de fazer um bolo.
Manter os lembretes de trabalho fora da vista os mantém fora da mente e ajuda a relaxar e recarregar as baterias.
Desencorajar intrusões pessoais
Os amigos precisam entender o seu novo formato de trabalho e não se deixe interromper durante o trabalho.
Sabemos que, às vezes, amigos, familiares e vizinhos bem-intencionados pensam que trabalhar em casa é diferente.
Interrupções e desistências podem fazer com que você perca o foco, procrastine ou fique para trás em um prazo.
Vídeo-Conferência
Empregue suas comunicações de vídeo talvez mais do que normalmente, agora que você está mais isolado.
Certifique-se de ter os dispositivos de telecomunicação da sua empresa – como o Zoom ou o Google Meet – conectados e prontos para usar, para que você possa permanecer conectado com os membros da equipe ou colegas de escritório e estar disponível para videochamadas e teleconferência.
Se você começar a se sentir sozinho, considere a criação de um grupo de apoio de amigos e colegas que também estão trabalhando em casa por satélite.
Faça planos para se reunir regularmente e compartilhar maneiras criativas de se adaptar à nova situação.
Após o horário de trabalho, aproveite outras áreas da sua casa: assistindo a um bom filme, lendo um livro ou preparando uma refeição divertida. E leve o máximo possível de uma vida social completa, prepare um jantar especial, tente uma receita que encontrou na internet e saia zona de conforto através da musica, dance na sala!
O novo normal não é limitar os dispositivos sociais, mas tirar proveito deles.
Use o celular com amigos e familiares, para que você se sinta conectado às pessoas da sua vida com as quais você se importa.
Acima de tudo, seja criativo e não deixe que suas circunstâncias confinadas diminuam sua tranquilidade, felicidade ou produtividade.
Quando você olha para o lado positivo em uma situação negativa e descobre o que pode controlar e o que não pode, é mais fácil aceitar o que estiver fora do seu controle.
Seu melhor aliado é encontrar a oportunidade na dificuldade durante uma situação incontrolável, em vez da dificuldade na oportunidade.
Aproveite esse tempo restritivo para limpar a bagunça do porão, faça uma mini horta, aprenda um idioma e existem uma infinidades de cursos legais gratuitos na internet!
Seu maior poder é a sua perspectiva.
Isso pode vitimizá-lo ou capacitá-lo.