Muitas pessoas em todo o mundo estão subitamente se adaptando ao trabalho em casa.
Pode ser uma grande mudança de trabalhar em um escritório, é uma grande mudança: mudar de um ambiente com muitos colegas de trabalho e um chefe frequentemente presente para trabalhar em um ambiente em que você fica sozinho na maioria das vezes com contato ocasional com colegas de trabalho e supervisores por meio de telefonemas, videoconferências e outras formas de comunicação digital.
Designe um “horário de início” e um “horário de parada“.
É absolutamente vital que você tenha limites no seu tempo de trabalho em casa, por várias razões.
O grande motivo é que ter horários de início e de término claros impede que o trabalho se espalhe pelo resto de sua vida e apenas ocupe completamente seu tempo.
Sem essas fronteiras, é fácil gradualmente se tornar um viciado em trabalho.
Pior ainda, se você passar por um período viciado em trabalho, é muito provável que as coisas mudem para o outro lado e você se veja completamente esgotado e procrastinando tudo, o que talvez seja ainda pior.
Além disso, ter horários claros de início e fim fornece boas dicas para as outras pessoas em sua vida.
Isso não é tão importante se você estiver em casa sozinho, mas se tiver outras pessoas em sua família morando com você, é muito útil que elas saibam quando você começará a trabalhar e quando vai parar. trabalhando, para que eles saibam quando você pode ser facilmente interrompido e quando precisam deixá-lo em paz.
Ter horários claros de início e parada também fornece uma boa transição mental para você, algo a que voltarei daqui a pouco.
Saber que você está “no relógio” durante essas horas significa que você sabe, a qualquer momento do dia, onde sua mente deve estar concentrada.
Você também tem uma ideia clara de quando deve encerrar as coisas.
Aqui estão algumas boas sugestões para escolher os horários de início e término.
Certifique-se de que os horários abranjam todos os períodos em que você precisará se comunicar com os colegas de trabalho. Se houver reuniões regulares ou telefonemas durante o dia, verifique se o horário de trabalho inclui essas reuniões.
Incorporar pausas.
Faça uma pausa de aproximadamente 10 minutos a cada hora para beber água, se alongar um pouco, ir ao banheiro e olhar as coisas que distraem por cinco minutos.
Tenha uma pausa mais longa na metade do dia para almoçar.
Crie um espaço de trabalho específico em sua casa
Assim como é útil ter uma programação de dias de trabalho distinta em que você trabalha durante determinados horários, também é muito útil ter um espaço de trabalho distinto em sua casa, um local em que você se senta (ou fica) quando trabalha e que geralmente não faz use para qualquer outra finalidade.
Ter esse tipo de espaço de trabalho distinto se torna um tipo de gatilho mental; portanto, quando você está nesse local, deveria estar trabalhando.
O inverso é, é claro, verdadeiro – quando você não está nesse local, não está trabalhando.
Vale ressaltar que seu espaço de trabalho não precisa ser uma mesa permanente, com vários materiais em todo o lugar.
Você pode guardar a maioria dos meus materiais de trabalho, além do computador, em uma mochila ou seja “escritório portátil”, assim eles não dominaram o espaço da mesa em sua casa.
Veja como encontrar um bom espaço de trabalho para você.
Identifique um local com espaço de mesa adequado, onde possa sentar-se (ou ficar em pé) confortavelmente, mas normalmente não passa tempo.
Não escolha sua cadeira confortável favorita ou seu lugar favorito no sofá.
Nesses lugares, é muito fácil recorrer às rotinas domésticas, como ligar o Netflix, pegar um livro ou mexer no telefone.
Tente escolher um local com pelo menos um pouco de luz natural.
Mesmo um pouco de luz natural pode fazer com que uma área seja muito mais energética.
Trabalhar em um local sem luz natural pode parecer bastante desgastante, especialmente após várias horas de trabalho.
Se puder, encontre um local onde possa fechar uma porta e, pelo menos, um pouco isolado dos outros acontecimentos em sua casa.
Este não é um fator de “fazer ou quebrar”, mas é um grande positivo.
Ter um lugar onde você possa ir trabalhar e simplesmente fechar uma porta para ficar sozinho é benéfico para você e os outros em sua casa.
Crie uma rotina que faça a transição do trabalho para o relaxamento
É realmente importante ter a mentalidade de que você está “trabalhando” agora e não está apenas em casa; caso contrário, você estará constantemente envolvido em tarefas e distrações domésticas.
Assim como sua mentalidade costumava mudar quando você trabalhava, ela ainda precisa mudar, mesmo que você não esteja mudando de local.
Aqui estão alguns elementos comuns de transição de “casa” para “trabalho”:
Vista-se de uma maneira profissional.
Sim, é realmente tentador apenas trabalhar de pijama, mas não cultiva uma mentalidade de trabalho profissional. Freqüentemente, seu melhor trabalho é realizado com uma mentalidade puramente “profissional”, e é provável que uma das pistas que você construiu em sua vida seja que se vestir para o trabalho seja uma daquelas transições mentais, então fique com ela.
Vista-se como faria durante um dia normal no trabalho.
Leve uma bebida (ou duas) para o seu espaço de trabalho.
Configure seu ambiente de trabalho da maneira que desejar.
A chave é garantir que você faça essas pequenas coisas todos os dias, não apenas para se preparar para o dia, mas para servir como um sinal mental para si mesmo de que é hora de mudar da “vida doméstica” para a “vida profissional”.
Da mesma forma, é bom ter algumas coisas que você faz todos os dias para significar a transição de uma mentalidade de trabalho para uma mentalidade doméstica.
Faça uma revisão final da sua lista de tarefas.
Percorra sua lista de tarefas e calendário e verifique se não há mais nada a ser feito.
Configure as coisas para que você possa facilmente começar seu trabalho amanhã.
Descubra o que você trabalhará primeiro amanhã e siga as etapas iniciais para que a tarefa seja realmente fácil.
Limpe sua área de trabalho.
Arrume suas coisas e tire-as do caminho para que não ocupem espaço na mesa e fiquem “fora da vista, fora da mente”.
Novamente, essas etapas são úteis por si só, mas também são valiosas em termos de mudar sua mentalidade de “trabalho” para “casa”.
Planeje um tempo significativo de lazer todos os dias.
Planeje algo realmente agradável a cada noite, algo que você espera fazer ao longo do dia, como uma recompensa mental por permanecer na tarefa.
Mate distrações, quantas puder.
Sua casa está cheia de distrações. (É claro que seu local de trabalho pode estar cheio deles antes, mas os de casa são diferentes.)
Seu telefone é uma distração.
Todas as coisas divertidas que você pode querer fazer em casa são distrações.
A internet é uma distração.
As tarefas que você precisa fazer em casa são uma distração.
Distrações, em todo lugar.
Distrações são a proibição absoluta de realizar tarefas de trabalho em casa.
Quanto mais distrações que você tem em torno de que puxam sua atenção longe do trabalho, mais tempo tudo vai demorar e quanto menos coisas que você vai fazer em um determinado dia.
A solução, então, é matar distrações, ou pelo menos o maior número possível.
Ative o modo “não perturbe” no telefone ao trabalhar ou deixe-o em outra sala.
As únicas notificações que devem aparecer no seu telefone durante o trabalho são aquelas relacionadas a assuntos pessoais extremamente urgentes ou a assuntos profissionais importantes.
Nada mais deve estar alertando ou notificando você.
Use fones de ouvido e reproduza áudio que auxilia no foco.
Eu gosto de ouvir áudio com “ruído branco” em um ambiente bastante silencioso.
Os ruídos domésticos me distraem, assim como a música.
Inicie algumas tarefas domésticas antes de começar a trabalhar.
Se puder, trabalhe em um espaço onde possa fechar a porta e bloquear o restante da atividade em sua casa.
Como observei anteriormente, ao descrever um lugar para trabalhar, simplesmente ter a capacidade de se isolar um pouco das atividades do resto de sua casa é realmente valioso.
Nem todo mundo tem isso, é claro, mas se você pode trabalhar em uma sala que permite fechar a porta algumas vezes, é tremendamente útil.
Acostume-se a fechar a porta também.
Priorize o que realmente precisa ser feito e descarte as coisas de baixa prioridade.
E se você tem filhos pequenos em casa?
Todos nós temos toneladas e toneladas de coisas que poderíamos estar fazendo, mas a realidade de trabalhar com uma criança pequena presente é que nem tudo precisa ser feito.
Se puder, priorize as tarefas em seu prato e lide com as de prioridade máxima primeiro.
Se você não estiver em uma situação de priorizar suas próprias tarefas, converse com um supervisor e tente estabelecer juntas quais são suas tarefas de maior prioridade.
Tente identificar quais são as principais coisas que você precisa realizar todos os dias e faça com que elas sejam o seu foco, e se o tempo der certo para que você possa lidar também com as tarefas de menor prioridade, então também cuide delas.
Não se sinta mal com a distração supervisionada de seus filhos.
Não é ideal que seu filho passe muito tempo na frente da tela, mas esse não é o momento ideal.
Se seu filho ficar satisfeito por 30 minutos jogando um jogo de aprendizado do alfabeto em um tablet ou assistindo a um programa de televisão, deixe-o fazer isso e use cada segundo desse tempo para realizar trabalhos importantes.
Certifique-se de que o tempo de inatividade real do seu filho (sonecas, coisas em que ele esteja completamente envolvido) seja atendido com o mais profundo envolvimento no trabalho que você puder reunir.
Quando seu filho está envolvido em um jogo de aprendizado, assistindo a um filme ou tirando uma soneca, é o momento em que você precisa se esforçar o máximo possível em suas tarefas importantes.
Bloqueie todas as outras distrações (além de ficar de olho no seu filho) e realize essas tarefas.
Estabeleça um curto bloco de trabalho depois que a criança estiver dormindo para tarefas menos intensas.
Aqui está a coisa: se você não estiver dormindo o suficiente, não poderá lidar com tudo isso muito bem.
Você não conseguirá bloquear seu foco quando precisar, não poderá priorizar bem e tudo isso desmoronará.
Dê um pequeno bloco de trabalho depois de dormir, mas use-o para tarefas de baixa intensidade e vá para a cama.
É melhor ignorar algumas tarefas de prioridade mais baixa do que tentar executar tarefas de alta prioridade em um estado de privação de sono.
Trabalhar em casa é difícil, principalmente no começo.
O ambiente é novo. Todas as rotinas de trabalho estão chateadas.
Você se sente constantemente distraído, tanto pelo novo ambiente quanto pelas mudanças na vida que levaram a esse ponto.
Você consegue fazer isso!